Grupo terapêutico e teórico – GTT - em Psicodrama Analítico (Junguiano)


O psicoterapeuta não se forma apenas na Faculdade de Psicologia. Para se tornar um psicoterapeuta, o estudante de psicologia e o psicólogo iniciante necessitam submeter-se ao processo de psicoterapia e de supervisão, além de aprofundar os seus conhecimentos teóricos dentro da abordagem escolhida. Ambos necessitam preparar o seu principal instrumento de trabalho, que é ele mesmo. Através da escuta de si mesmo, primeiramente, compreendendo sua história, seu passado e seu presente, as variáveis que o formaram como pessoa, é que poderão escutar, acolher e entender o outro.

O Grupo Terapêutico e Teórico – GTT - em Psicodrama Analítico, possibilita o desenvolvimento integrado do papel de psicoterapeuta, pois integra a vivência terapêutica, o aprofundamento teórico e a supervisão clínica. É baseado na longa experiência da psicoterapeuta Dulcinéa Cassis, que integrou as duas linhas de sua formação: Psicodrama e Análise Junguiana.

Dessa junção, nasceu um jeito muito peculiar de trabalhar mais profundamente, em grupo, os conflitos, tanto na esfera dos relacionamentos pessoais, como o material do inconsciente pessoal e coletivo. Surge assim uma linha de atuação, que já vem sendo praticada também por outros psicoterapeutas do Brasil e do mundo.

Com experiência na formação e análise de outros terapeutas, Dulcinéa oferece agora essa oportunidade única para quem deseja conhecer e vivenciar ambas as abordagens, simultaneamente.

Embora não seja uma proposta de curso de especialização, possibilita o conhecimento de ambas as linhas, deixando para os participantes a opção de participarem de outros cursos.

Objetivos
  1. Vivenciar, em grupo, de forma terapêutica, o Psicodrama e a Psicoterapia Analítica.
  2. Conhecer os principais fundamentos do Psicodrama e da Psicologia Analítica
  3. Instrumentalizar o formando em Psicologia e o Psicólogo iniciante com auto-conhecimento, conhecimentos teóricos e técnicas que facilitem o seu trabalho como psicoterapeuta.
  4. Aprofundar o conhecimento de si mesmo.
  5. Otimizar a capacidade de perceber a si mesmo e ao outro
  6. Desenvolver as habilidades de ouvir, diagnosticar e fazer intervenções terapêuticas.
  7. Desenvolver o papel e a persona de psicoterapeuta.

Metodologia

Encontros semanais de três horas de duração, distribuídas entre a vivência terapêutica, processamento da sessão, introdução de conteúdos teóricos e indicação de leitura:

Outras informações

- Dia e horário - às terças-feiras das 19 às 22h.
- Participantes - Psicólogos e formandos em Psicologia - Grupo limitado a oito participantes.
- Investimento financeiro: R$ 600,00 mensais. Local CLSW 300B, bloco 3 sala 20 – Sudoeste.
- Como ingressar - Marcar entrevista com Dulcinéa Cassis, pelo telefone 61 8237-9227 – Pode ser por Whatsap ou pelo e-mail dcassis@gmail.com.

Data prevista de início - A partir de abril, assim que completar o número de participantes.

Dulcinéa Cassis – Psicóloga CRP 01-3713, formada pelo UniCeub em 1980, título de psicodramatista pela FEBRAP, formada pela SOVAP, SP em 1987, com pós graduação em Psicodrama pela Universidade São Marcos, SP. Participou de diversos grupos de estudos e terapias em abordagens corporais, e formação em Psicologia Profunda de 2003 a 2007 pelo Instituto Aion - DF. Foi supervisionada por mais de cinco anos pela psicóloga Christina Freire – SP, criadora do Somatodrama. Submeteu-se a psicoterapia e análise por mais de quinze anos com renomados profissionais. Atua como psicoterapeuta desde 1981. Já ministrou diversos cursos e aulas como professora convidada em entidades formadoras, filiadas à FEBRAP, da qual participou de sua diretoria nacional. Autora do livro “Bola de Cristal e Varinha de Condão”- Para entender transformar e amar – LGE Editora, 2009. www.dulcineacassis.com



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"O Casamento está morto. Viva o casamento! - Resenha

A LIÇAO DO BEM-TE-VI sobre a culpa e a falsa culpa