Lançamento do livro El Caudillo.



O convite chegou-me por e-mail: lançamento do livro El Caudillo, perfil biográfico de Leonel Brizola, escrito pelo jornalista Francisco Leite Filho.



Conheci Leite Filho circulando pelo Cine Academia e pela Livraria Cultura, por onde circulam intelectuais e cinéfilos. Um dia ele me deu seu cartão com o convite para visitar o seu Blog: Café da Política. Mesmo não sendo eu muito ligada à política partidária, gostei do Blog.

Não sou muito chegada - tenho meus motivos pessoais - ao que se diz "política", referindo-se à política partidária. Admiro, sim, políticos, no sentido amplo da palavra, pessoas que sabem a arte política: do relacionamento interpessoal, profissional e até partidário, se esse for o caso. Partido para mim é palavra feia, palavra que parte, que separa e divide.



Gostei, sobretudo, da idéia de escrever, eu também, um Blog. E foi assim que surgiu o Caminhos TanGENTES, "apadrinhado" pelo Café na Política, com as preciosas dicas iniciais do jornalista Leite Filho.



Na última quinta-feira fui ao Carpe Diem prestigiar o "companheiro de cinema e blog" no lançamento de seu livro. Sou colecionadora de livros autografados por amigos. Sempre faço questão de ir aos lançamentos e registrar em fotos esse momento tão importante na vida de um escritor e de orgulho na vida dos amigos.



Sou assim com todos os amigos e amigas: vou aos shows dos amigos cantores, ouço as músicas dos amigos compositores, visito as exposições dos amigos artistas plásticos (mesmo que às vezes meu orçamento não me permita adquirir uma de suas obras de arte), se competem nos esportes... eu sempre falo disso para os meus outros amigos mas, como não sou muito fã de esportes, tenho preguiça de acompanhá-los!



Com os livros dos amigos, no entanto, é diferente: alguns, se o assunto me interessa, eu os leio com avidez. Se não me interessam tanto, dou apenas uma olhada, leio alguns trechos e os deixo na fila dos livros que pretendo ler algum dia. Mas ficam lá: na estante dos livros sagrados, pois são livros de amigos, autografados pelos seus autores.



Com O Caudillo, aconteceu diferente: fui dar apenas a folheada tradicional, já que não me interessaria tanto assim, confesso, pela biografia de Brizola. Mas, qual não foi minha surpresa quando percebi que a leitura já me seduzia, me prendia de tal forma, deixando-me curiosa para saber mais sobre a vida do controverso político. Em minha imaginação, e com meu viés de terapeuta, quase caí na tentação de analisar quem já partiu.



A escrita de Leite Filho flui redonda e macia, criando no leitor vontade de continuar a leitura, não só pela preciosa informação e curiosidade pela trajetória do biografado, mas também pelo prazer de se deliciar com a cuidadosa e culta escrita.


Políticos ou não, partidários, ou não, brizolistas ou não: vale a pena ler a obra do jornalista Francisco Leite Filho!



Parabéns, Francisco! Obrigada por mais essa!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"O Casamento está morto. Viva o casamento! - Resenha

A LIÇAO DO BEM-TE-VI sobre a culpa e a falsa culpa