PEGANDO CARONA

Muitas vezes pegamos carona na vida do outro.

Há aqueles que são caronas divertidas. Sabe? Aquele amigo que faz companhia na viagem. Que é divertido, que vai conversando conversas tão interessantes que nem percebemos o o tempo passar. Quando chegamos ao destino, dá vontade de continuar juntos, de continuar conversando, ou até mesmo ficando em silêncio juntos. Sem palavras, continuar conversando com a alma.

É assim às vezes...

Mas há aqueles que pegam carona na vida da gente, que nos fazem respirar aliviados quando nos despedimos.

No caminho, essas caronas indesejadas vão falando só de coisas pesadas e ruins. Falam das notícias desagradáveis do mundo. Falam das suas desgraças pessoais. Falam de suas desesperanças. Falam dos outros...

Não permitem o espaço para a troca, para o ouvir também.

Sem que percebamos, vamos nos contaminando com aquele clima de pessimismo. Quando, finalmente, nos livramos daquela companhia, nos sentimos pesados, tensos. Percebemos que a convivência foi uma perda de tempo.

Por um lado, podemos aproveitar essa experiência para refletir sobre a nossa própria existência. Ver o outro, tomar distância, pode nos fazer perceber o quanto também temos esse lado sombrio, dando oportunidade para transformá-lo.

Por outro lado, podemos considerar que, ao menos, fizemos um bem pelo outro, que teve uma oportunidade de aliviar a sua própria carga.

O carona, por sua vez, poderia começar a se perceber melhor, tomar consciência de que não pode passar a vida pegando carona na vida do outro. Está na hora de comprar seu próprio carro. Assumir sua própria vida. Cuidar de si mesmo, sem esperar sempre pela paciência e compreensão do outro.

Ao invés de querer sempre ser compreendido, compreender, também.

Ao invés de buscar a perfeição do outro, buscar o seu próprio crescimento que pode manifestar-se na paciência e tolerância.

Ao invés de falar, parar para ouvir também!

Aproveitar a oportunidade para fazer dessa convivência uma oportunidade para a troca construtiva.

Aproveitar cada minuto que estão juntos para fazer o outro mais feliz!

Comentários

  1. Leio suas crônicas e textos sempre com muito prazer. Feliz 2010!

    Bjs
    Dod

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Dodi!
    Que 2010 seja um ano especial para você!
    meu abraço,
    Dulcinéa

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

"O Casamento está morto. Viva o casamento! - Resenha

A LIÇAO DO BEM-TE-VI sobre a culpa e a falsa culpa