E AÍ ELES SE FORAM...

Não foi repentinamente.... Mesmo quando esperadas, as partidas são sentidas!

É uma dor que dói! Às vezes  um pouco, outras muitíssimo! Mas é como a dor de uma cirurgia, que sabemos ser necessária. É uma dor conformada!

Parece que a dor da perda dói mais quando não se espera. É quando alguém fura a fila de entrada para o céu e se antecipa na ordem cronológica de partidas. Aquele ainda não era o trem em que ele ou ela deveria partir.

Mas as partidas esperadas deveriam deixar um quê de saudade, com misto de conformidade, para guardarmos com os presentes recebidos pela vida inteira. A partida de pais idosos, quando já era chegada a sua hora e vez, é uma dor compartilhada por todos aqueles que também acompanharam o ciclo natural da vida de seus pais. É uma dor invejada por aqueles cujos pais furaram a fila e se foram antes do que se esperava.

A dor da partida precoce deixa um vazio daquilo que poderia ter sido vivido. Um espaço onde poderiam terem sido guardadas as lembranças de momentos que acabaram não sendo vividos. 

Muitas vezes, mesmo a partida de pais idosos, pode deixar um vácuo, onde poderiam terem sido arquivadas as lembranças das reconciliações que, mesmo partidas a termo, as vezes não propiciam. É o caso de pessoas que guardam mágoas e rancores. Pessoas que têm dificuldade de perdoar, de entender, de conversar sobre os sentimentos enquanto é possível fazê-lo. 

Sofrem mais as pessoas que guardam pendências. Fica um sentimento de arrependimento, alem da saudade da distancia e o vazio da presença.

Mas quando se vive a plenitude da vida e dos sentimentos, quando se fala e se demonstra os afetos presentes, para mim, fica uma saudade, mas uma saudade temperada com a paz!

Ficam as lembranças gostosas... Ficam as lições de vida aprendidas! 

Permanecem os valores internalizados.

Guardamos as lembranças  dos momentos eternos!

Enviado via iPad

Comentários

  1. Querida Dulcinea,
    Eh isso que estou passando agora com a ida da minha mae. A saudades e dor fica mais a paz e o amor de Deus eh eterno.
    Beijos sandra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, SAndra,
      Realmente não é facil... Mas Quando nos lembramos com carinho e orgulho, fica em nós uma parte delas aqui...
      É a Sandra Schunck? Sua mãe foi uma pessoa muito especial para mim. Marcou muito a minha vida. Esses legados nos constroem e fazem a pessoa que somos hoje. Bom saber que o meu compartilhar pode de alguma forma trzer algum conforto. É um pouco do retorno Do carinho que recebi.
      Meu afetuoso abraço,
      Dulcinéa

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

"O Casamento está morto. Viva o casamento! - Resenha

A LIÇAO DO BEM-TE-VI sobre a culpa e a falsa culpa