O PAI QUE VIVE DENTRO DE MIM

 O tempo passa depressa. E já faz quase dez anos que meus pais se foram.

Eles partiram para uma dimensão de luz, de paz, de eternidade, pelas pessoas iluminadas que foram aqui entre nós.

É interessante, o que sinto... não posso dizer que é saudade, pois  parece que  a presença deles permanece sempre, como se estivessem aqui ainda, todos os dias. As lições e palavras sábias de minha mãe ficaram tão  gravadas em minha memória e em meu coração, que lembro sempre delas, principalmente em tempos de dificuldades, como a que estamos passando agora, em tempos de pandemia. Sempre que preciso ter fé e resiliência, pois que, na época da ditadura ela nos alentava com suas palavras de esperança, sempre fazendo-nos frequentar a igreja. Lembro dela também sempre que cozinho ou faço os serviços domésticos, pois foi ela que me ensinou a cozinhar. Ela vive através de mim, e comigo pelo que ela me ensinou e pelo que eu aprendi com ela.

Meu pai foi um líder sindical, perseguido na ditadura militar a partir de 64. Com a anistia, passou a defender os direitos da pessoa idosa. Hoje para mim, que já sou idosa, tenho vivido muito fortemente esse lado dele. Sei agora o que é ser uma pessoa idosa, no Brasil, onde a aposentadoria vai ficando cada dia mais defasada. Que, apesar de ser lei o Estatuto da Pessoa Idosa, parece que anda meio esquecido.

Somos constrangidos ao entrar na fila preferencial, pelos olhares de pessoas apressadas, somos tratados como crianças, por alguns, achando que não temos capacidade de discernimento, somos tratados como ignorantes por outros,  pela lentidão em aprender as novas tecnologias, somos tratados como “café com leite” pelos grupos onde há pessoas de várias idades, fingindo que nos ouvem, mas não nos dando voz, de fato.

Tentei participar de grupos voltados para pessoas idosas dirigidos por profissionais mais jovens, que não perguntam nossa opinião sobre o que queremos. Quando o que mais necessitamos é continuar tendo voz ativa.

Se adoecemos e ficamos internados, experiência que tive no ano passado, por causa de uma pneumonia bilateral, os enfermeiros são super carinhosos e atenciosos. Agradeço! Mas nos tratam como crianças também... tome o seu remedinho... levante o seu bracinho....  Pessoa idosa não é criança! Pessoa idosa é uma pessoa que nasceu bem antes das outras. O corpo pode estar necessitando de muitos cuidados, a memória, as vezes falha, pois o cérebro tem tantas informações acumuladas que o software está sobrecarregado e demora um pouco mais para processar as informações, mas estão todas lá. Todas as informações obtidas durante toda a vida são guardadas. Algumas são guardadas em arquivos mais difíceis de serem acessados, no inconsciente, mas continuam lá.

Por isso, as sábias tradições originárias, respeitam os ensinamentos dos líderes mais velhos. A sabedoria dos antigos não pode, não deve ser desprezada. Novos conhecimentos não substituem a tradição e sabedoria. Acrescentam. Por esse motivo, devemos estar juntos, o novo e o velho juntos.

Na década de 90, houve uma tendência nas organizações de trabalho de renovação, de desconstrução. No Brasil, para diminuição de custos, incentivou-se a demissão de pessoas que estavam no seu melhor momento de  produtividade. Na época, considera-se “velho” para o trabalho, pessoas na faixa dos 40, 45 anos. Depois de feita a “limpeza”, as empresas perceberam que tinham perdido o seu maior ativo. Um ativo intangível, pois com a saída das pessoas, elas levaram o seu conhecimento tácito, aquele que não está nos manuais das empresas. Por exemplo. Quando você lê uma receita e diz lá, uma pitada de sal. Se você não sabe cozinhar, o que você entenderia sobre esse termo? Há conhecimentos que só se passam de pessoa para pessoa, é a tradição. E isso em qualquer organização, seja desde a família, a empresa comercial, uma ONG, uma Igreja, uma sociedade, uma Nação.

Por isso a importância de se preservar os povos originários, que guardam tradições úteis para a preservação da Terra, do Planeta, sem mesmo saber explicar o porquê. São mistérios que a ciência aos poucos vai descobrindo que neles há verdades, há motivos, há curas de doenças.

Se você não é uma pessoa idosa pode não concordar comigo.

Espero que viva o suficiente e chegue lá! Talvez você vá me entender... ou não!

Minha homenagem a todos os pais, jovens, aos maduros, e aos pais idosos e as mães que fazem papeis de pais, e aos pais de filhos de outros que são modelos para projeções paternais!

E ao meu pai querido, Adelino Cassis e minha querida mãe Yolanda Ramos Cassis dois anjos que passaram por aqui...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"O Casamento está morto. Viva o casamento! - Resenha

A LIÇAO DO BEM-TE-VI sobre a culpa e a falsa culpa