ADELINO CASSIS - Biografia

Publico aqui no blog a biografia de meu pai,  Adelino Cassis, que faria 100 anos em 23.09. 2022. Fica aqui minha homenagem!


Adelino Cassis foi o mais importante dirigente sindical bancário de Brasília antes do golpe de 1964. Cassado, preso e demitido do Banco do Brasil, passou por grandes dificuldades para manter a sobrevivência da família, voltando a desempenhar papel fundamental no movimento de retomada do sindicato a partir do final da década de 1970. 


 Filho de Miguel e Zahia Cassis, imigrantes libaneses que se estabeleceram em Catanduva, interior de São Paulo, Adelino nasceu no dia 23 de setembro de 1922 na cidade de Araraquara, SP. Aos 19 anos tomou posse no Banco do Brasil em 2 de Maio de 1941, durante a ditadura Getúlio Vargas, em plena segunda guerra mundial,  no ano antes de o Brasil declarar guerra à Alemanha Nazista. Começou cedo sua militância sindical e política como membro do Partido Comunista Brasileiro (PCB). Não se sabe ao certo o que aconteceu primeiro, se sua adesão ao partido, que o levou a militar no sindicato -  ou o contrário.


 Mesmo com a agremiação proscrita e seus principais dirigentes na cadeia, entre eles o secretário-geral Luiz Carlos Prestes, o PCB crescia em todo país e aumentava a sua influência no movimento sindical.


Em 1947 Adelino Cassis, aos 25 anos, já tinha experiência sindical e política suficiente para participar como representante dos Bancários brasileiros no congresso da Federação Sindical Mundial, realizado em Leipzig, na então República Democrática Alemã.


Cassis não se limitava  à militância sindical bancária. Era também um militante político. Foi essa militância que o aproximou dos dirigentes do PCB, tendo sido  amigo do secretário-geral, Luís Carlos Prestes.


Como diretor do Sindicato dos Bancários no Rio de Janeiro, entre 1954 e 1961, foi redator chefe da revista “Bancário” . Como parte dessas experiências, é que Adelino Cassis foi enviado para Brasília para organizar, a partir de 1961 o movimento sindical na nova capital. Ele chegou em 1961 a Brasília e em 23 de novembro de 1961 conseguiram a Carta Sindical. Cassis fazia parte daquele contexto, daquele grupo que deu origem ao sindicato e foi eleito na primeira eleição para presidente do sindicato em 1961. 


Sua família, Yolanda sua esposa e os seis filhos, Paulo Sérgio Ramos Cassis, Mariza, Flávio Augusto, Dulcinéa, Luis Carlos e Márcia, chegaram em Brasília, no dia 7 de janeiro de 1962 e passaram a morar na SQS 114, em um apartamento funcional do Banco do Brasil.


Não demorou para assumir a liderança dos bancários, participando da fundação do Sindicato dos Bancários no DF, sendo seu primeiro presidente. (Fonte: Sindicato dos Bancários de Brasília, Uma história -  Nair Heloisa Bicalho de Sousa e outros, 1 ed., volume 1 (2015).


Conforme entrevista do próprio Adelino, concedida à revista Extratos do Sindicato dos Bancários de Brasília em novembro de 2009, ele “ colecionou lutas e vitórias como a conquista do direito a jornada de 6 horas na primeira greve organizada pelo sindicato ainda em 1961, o fim do trabalho aos sábados, abonos semestrais nos salários e o anuênio.”


O golpe civil-militar interrompeu bruscamente a militância sindical e política. Em decreto assinado pelo então presidente Humberto Castello Branco, em 13 de junho de 1964, baseado no Ato Institucional  de 9 de Abril de 1964, teve seus direitos políticos suspensos por dez anos.  http://comissaodaverdade.al.sp.gov.br/upload/010-Decretos-cassacao.pdf


Foi preso no Batalhão da Guarda presidencial em agosto de 1964, permanecendo ali por cerca de 2 meses. Foi interrogado em 07 de agosto daquele ano e acusado de provocação de greve e incitamento sindical. Habeas corpus foi concedido em 05.03.68. “ Concedida a ordem, por inépcia da denúncia. Decisão unânime. - 2ª T., em 5.3.68.” https://jurisprudencia.juristas.com.br/jurisprudencias/post/stf-hc-45243-df-distrito-federal-habeas-corpus


Foi demitido do Banco do Brasil em 07 de outubro de 1964.


Com a anistia, em 1979, teve seus direitos políticos restabelecidos e foi aposentado pelo Banco do Brasil.


Criou a Associação dos Aposentados e Pensionistas de Brasília e foi seu  primeiro presidente.


Conforme ainda a revista Extratos, Cassis participou de um debate da CUT com Lula e Luiz Carlos Prestes em 1987


No auditório da Associação dos Aposentados aconteceram fatos marcantes para a democratização do país, sendo ali, o início da CUT DF, da qual também foi um dos fundadores e dirigente. Naquele  local atualmente funciona o Auditório Adelino Cassis, homenagem prestada pelo CUT-DF.


Recebeu o título de cidadão honorário de Brasília em 29 de outubro de 1996, pela Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Naquele dia a deputada Lúcia Carvalho, propositora do título, declarou que Adelino Cassis foi diretor e fundador da Central Única dos Trabalhadores. Declarou ainda, a deputada que em abril de 1986, a Associação dos aposentados e pensionistas de Brasília presidida por Cassis, enviou ao então governador José Aparecido de Oliveira ofício pleiteando a implantação em Brasília do passe livre para idosos. Relatou ainda que em 1992 o jornal Folha de São Paulo escreveu que “Adelino Cassis tem em seu currículo 50 anos de ligação com o Banco do Brasil, 32 anos de militância política, já sofreu um infarto e escreve poemas em Brasília.”

Na mesma sessão da Câmara Legislativa, o deputado Wasny de Roure declarou que “Adelino Cassis teve parte importante na história do sindicalismo brasileiro e da resistência, por longos 20 anos do regime militar, enfrentou com determinação, com ousadia, compromisso e com ética. Continuou essa luta e hoje torna-se no contexto nacional uma das maiores lideranças do movimento dos aposentados, não apenas no Distrito Federal, como também em todo país”.


  Adelino Cassis faleceu em 31 de julho de 2011. Em entrevista em 2009 à revista Extratos do Sindicato dos Bancários afirmou: “ hoje eu vejo os frutos das nossas lutas e me sinto orgulhoso disso tudo. Não me arrependo, e se pudesse faria tudo outra vez.”


REFERÊNCIAS:

* Sindicato dos Bancários de Brasília, uma história -  Márcia Mello Martins  Kuyumjian, Leandro Mendanha, Nair Heloísa Bicalho de Sousa, - 1.  edição, Volume 1, (2015) -  Brasília:  Sindicato dos Bancários de Brasília


*  notas taquigráficas da Câmara Legislativa do Distrito Federal, sessão solene, 29 de outubro de 1996


*  revista Extratos Sindicato dos Bancários de Brasília, Novembro/dezembro de 2009 ano 1 número 1


*  revista Extratos Sindicato dos Bancários de Brasília, ano 5 número 7


* ​​ http://comissaodaverdade.al.sp.gov.br/upload/010-Decretos-cassacao.pdf


* https://www.diap.org.br/index.php/noticias/artigos/86335-o-golpe-e-contra-voce-e-contra-seus-direitos


* https://jurisprudencia.juristas.com.br/jurisprudencias/post/stf-hc-45243-df-distrito-federal-habeas-corpus


* https://memoriadnbcut.wordpress.com/2013/06/19/jacques-pena-em-termos-de-organizacao-os-bancarios-foram-vanguardistas/


* https://blogs.correiobraziliense.com.br/servidor/sindicato-dos-bancarios-comemora-59-anos/


* https://contrafcut.com.br/noticias/morre-adelino-cassis-fundador-e-primeiro-presidente-do-sindicato-de-brasilia-5de4/


* 
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"O Casamento está morto. Viva o casamento! - Resenha

A LIÇAO DO BEM-TE-VI sobre a culpa e a falsa culpa