A CIRANDA DAS MULHERES SÁBIAS


Ser jovem enquanto velha, velha enquanto jovem
Com este título Clarissa Pinkola Estés, a mesma autora de "Mulheres que correm com os lobos", nos delicia em estilo poético com pérolas de sabedoria de uma mulher que já viveu sete décadas.

Clarissa nos conta histórias de sua convivência com as idosas de sua família, sobreviventes de campos de trabalho forçado na Segunda Guerra Mundial que, a partir do sofrimento, renascem e dançam, simbólica e literalmente, com todo o vigor e alegria. Mulheres sábias, jovens enquanto velhas.

Mais uma pérola de Clarissa é o livro O JARDINEIRO QUE TINHA FÉ, igualmente baseado em sua convivência na infância, mas neste caso, com um velho tio, também sobrevivente, que através de sua história de vida nos ensina que "aquilo que pareceu morto não estará morto, aquilo que pareceu perdido também não estará mais perdido, aquilo que alguns alegaram ser impossível tornou-se nitidamente possível, e a terra que está sem cultivo está apenas descansando - descansando à espera de que a semente venturosa chegue com o vento, com todas as bênçãos de Deus"

Mas não precisamos ir tão longe para conhecer pessoas jovens enquanto velhas, e velhas enquanto jovens, cheios de sabedoria, alegria e vigor. Aqui em Brasília, sob a batuta da Professora Dra. Marisete Peralta Safons, da Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília, existe O Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Atividade Física para Idosos (GEPAFI), que oferece várias modalidades de exercícios físicos para pessoas a partir dos cinquenta anos.

Eu participo da Dança de Salão, dirigido pelo Prof. Ms. Márcio de Moura Pereira, "um velho enquanto jovem". É um grupo de alegres e dispostos "jovens enquanto velhos", homens e mulheres que dançam, brincam e se divertem enquanto estão cuidando de sua saúde de forma integral.

Coincidência ou sincronicidade, reencontrei o Marcio depois de muitos anos. Na década de 90, quando trabalhávamos no BRB, iniciamos um projeto de Tai-chi-chuan na empresa. Era uma novidade naquela época e acabou sendo abortado por falta de patrocínio. Mas, tal qual Clarissa nos conta em seus livros, da velha árvore cortada nasceram muitos brotos e da terra arada nasceu uma grande floresta.

GEPAFI
Atividades dos Programas de Atividade Física para Idosos no Centro Olímpico da UnB.
Musculação de Segunda a Sexta de 08h00 ás 10h00
Dança de Salão Segundas e Quartas de 10h00 ás 11h00
Ioga Terças e Quintas de 10h00 ás 11h00
Tai Chi Chuan Terças e Quintas de 08h00 ás 09h00
Telefone de contato: 3307-2698 Ramal: 261 Pela manhã
Participe!



Comentários

  1. Ola,
    Primeiramente gostaria de parabenizar por mais essa conquista, que esta sendo um sucesso. Sempre que posso entro e leio...
    Adorei muito o tema de hoje, a frase é perfeita "SER JOVEM ENQUANTO VELHA, VELHA ENQUANTO JOVEM".
    A vida é uma escola que o tempo todo estamos aprendendo.
    Adoro os temas que a senhora aborda.
    bjim...

    ResponderExcluir
  2. Gostei da idéia da dança de salão...

    ResponderExcluir
  3. Adorei o Livro "Ser jovem enquanto velha, velha enquanto jovem" - uma leitura interessante.
    O texto onde menciona que a "A alma envelhece mas o espírito continua jovem", é interessantíssimo, pois é como eu me sinto, já chegando aos meus 5.0.
    Parabéns!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

"O Casamento está morto. Viva o casamento! - Resenha

A LIÇAO DO BEM-TE-VI sobre a culpa e a falsa culpa